A urbanização das ‘Ordenações do Reino’

Danilo Matoso Macedo
– dez. 2014 –



Download

  1. PDF
  2. PDF no ResearchGate

Resumo

Por mais de trezentos anos, ao longo de todo o período colonial no Brasil – e avançando peloImpério até a República –, Ordenações do Reino de Portugal constituíram o fundamento normativo de um sofisticado sistema administrativo e jurídico de ocupação e controle dos territórios. Eram livros sucessivamente reimpressos e amplamente distribuídos por meio dos agentes da Coroa. Em diversos momentos tais textos tratavam de edificações e de sua relação entre si e com o espaço público e com outras edificações. A disposição de aberturas – privacidade, vista, iluminação –,a construção sobre a rua, as paredes entre vizinhos, as águas pluviais, a partilha de casas eram alguns dos temas de que se encarregava o almotacé, um agente dos Concelhos locais.Tais princípios regulares, e sua ampla difusão, podem ter desempenhado um papel na constituição da uniformidade hoje visível nas cidades luso-brasileiras. O presente artigo traz uma breve análise da edição, a difusão e o conteúdo de alguns destes valores, com o objetivo de subsidiar investigações sobre a medida de tal influência. Palavras-chave: Ordenações. Regulação Urbana.Urbanística. Colônia Brasileira.


Publicação original

Macedo, Danilo Matoso. “A urbanização das ‘Ordenações do Reino’”. In Anais do XIII Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, organizado por Elane Ribeiro Peixoto, Maria Fernanda Derntl, Pedro Paulo Palazzo, e Ricardo Trevisan. Brasília: Universidade Brasília- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2014.

———. “A urbanização das ‘Ordenações do Reino’”. Paranoá: cadernos de arquitetura e urbanismo, nº 13 (31 de dezembro de 2014): 17–26. Disponível em <https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n13.2014.12043>.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s