Belo Horizonte, MG, 2000.
3o. Prêmio Usiminas de Arquitetura em Aço.
Premiação: Menção honrosa.
Arquitetura: Danilo Matoso, André Luiz Prado.
Trata-se do edifício sede da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano do Estado de Minas Gerais e de seu maior órgão: a Cohab. O lote é situado entre a Via Expressa e a av. Tereza Cristina, duas vias troncais no sistema viário de Belo horizonte. o lençol freático é quase superficial, pelo que não era recomendado o
uso de subsolo. de modo a acentuar a distância entre o edifício e o entorno hostil elevamos os blocos sobre um pódio gramado que abriga a garagem.
A mesma estratégia de fechamento para as avenidas de grande movimento levou-nos à adoção de uma ‘pele’ dupla de exaustão e isolamento acústico, de modo que a coleta de ar é feita através de um grande hall sombreado interno através de um sistema de ventilação no entreforro vazado. esta ventilação é possível graças ao uso de treliças espaciais às quais se prendem diretamente placas de piso e forro, dispensando laje, reduzindo o peso do edifício e tornando a obra leve e totalmente industrializada, como é desejável à construção em estrutura metálica.
