Centro de Arte Corpo – Grupo Corpo

Nova Lima, MG, 2001.
4o. Prêmio Usiminas de Arquitetura em Aço.
Arquitetura: Danilo Matoso, André Luiz Prado.


O Grupo Corpo, a célebre companhia de dança mineira, seria o motivo inicial de criação de um centro de arte a quinze quilômetros de belo horizonte, construído com o sistema estrutural ‘Usilight’, da Usiminas.

O centro de arte contaria com um teatro para 1000 espectadores, um conjunto de cinemas, uma galeria de arte e a própria sede do grupo.

Optamos por priorizar a viabilidade técnica e econômica do empreendimento dividindo o programa em blocos separados. Tal procedimento facilita a execução em etapas e permite o redirecionamento funcional a médio prazo de acordo com o tipo de incentivo financeiro levantado e com as novas orientações artísticas do grupo ao longo de um inevitavelmente longo processo de construção.

Assim setorizamos os blocos de acordo com seus acessos, agrupando o uso público numa grande esplanada de eventos e o acesso de carga necessário tanto à sede do grupo corpo quanto à galeria e ao teatro em outro pátio. uma passarela elevada unifica os volumes auxiliando no equilíbrio de sua composição.

Como estratégia compositiva dominante, optamos pelo uso de painéis em concreto pré-moldado e painéis metálicos, compondo duplo fechamento com painéis internos em concreto celular e gesso acartonado ‘abraçando’ a estrutura, de modo a permitir a tomada inferior de ar complementada pela exaustão feita através de aberturas na cobertura. Malhas estruturais de 6m sustentam os edifícios, refletindo o princípio ordenador que permite toda a flexibilidade de planta expressada na diversidade formal dos fechamentos internos.

Centro de Arte Corpo - Grupo Corpo
2001 – Centro de Arte Corpo – Grupo Corpo

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s