Brasília, DF, 2005.
Concurso público
Primeiro lugar
Arquitetura: Danilo Matoso, Elcio Gomes, Fabiano Sobreira, Newton Godoy, Filipe Montserrat e Daniel Lacerda
Em concurso com convite, a FHE – Fundação Habitacional do Exército – escolheu esta proposta para a realização de sua sede, com aproximadamente 30 mil metros quadrados de área construída.
De modo coerente com os objetivos da instituição, o seu edifício-sede manifesta com clareza os princípios de robustez, facilidade de acesso e transparência. A implantação em poucos volumes puros estabelece uma relação de complementaridade com a paisagem adjacente e o Oratório do Soldado – projeto de Milton Ramos adjacente –, ampliando a área de influência do conjunto.
O edifício de escritórios é composto por dois blocos desnivelados entre si e separados por um átrio central. A iluminação difusa e ventilação natural climatizada deste último ambientam com qualidade e economia energética os espaços de trabalho. O paisagismo complementa o conjunto em relação mimética com o cerrado adjacente e em desenho referente à praça Duque de Caxias – de Burle-Marx – próxima.
A tecnologia construtiva alia a tradição e simplicidade da estrutura em concreto armado à rapidez de montagem e qualidade de acabamento industrializada dos componentes de cobertura, vedação, forro e piso.
Colaboração: Carla Rabelo, Cecília Sá, Joana França
Paisagismo: Vanessa Matos e Paula Farage
Projeto Estrutural: Lucílio Vitorino
Projeto de instalações: Carlos Cremasco
Projeto de climatização: Ricardo Gibrail
Consultoria acústica: Conrado De Marco
Projeto cenotécnico: Cineplast
Fotografia: Joana França
Uma resposta para “Sede da Fundação Habitacional do Exército”