1999.
2o. Prêmio Usiminas de Arquitetura em Aço – UsiHab.
Premiação: menção honrosa.
Arquitetura: Danilo Matoso, Marcelo Fontes e Humberto Hermeto.
O desafio do concurso era a viabilização do emprego de estruturas metálicas em habitação popular.
Em lugar de simplesmente projetar um edifício padronizado, optamos pela criação de um sistema estrutural flexível. casas e edifícios destinados à população de baixa-renda normalmente são construídos com alvenaria autoportante, dispensando esqueleto estrutural independente. assim, o acréscimo de um esqueleto estrutural metálico necessariamente implicaria num acréscimo de custo que inviabilizaria a proposta da Usiminas.
Criamos assim um sistema estrutural em painéis com quadros de perfis leves – composto por chapas finas de laminação menos onerosa – de 1mX2,9m, o qual estruturaria o perímetro da construção, mantendo o benefício da planta livre interna, articulada em painéis de mesma dimensão não-portantes.
Os fechamentos seriam em concreto celular e venezianas, compondo duas “famílias” de painéis: internos (de vedação apenas) e externos (estruturais). lajes pé-moldadas contraventariam o conjunto.
Assim, seria criado um sistema construtivo passível de ser usado não apenas em habitação popular, mas em qualquer obra, inclusive em locais de difícil acesso de maquinário pesado (o caso de nossas favelas). Sua viabilização seria decorrente precisamente da larga escala de produção assumida.

Great read thhank you