Documentação e patrimônio edificado recente

Danilo Matoso Macedo
– ago.2008 –



Download

  1. PDF
  2. PDF no ResearchGate

Resumo

Este artigo tem por objetivo relacionar algumas especificidades do patrimônio edificado recente, de modo a fornecer subsídios para reflexões e práticas futuras com vistas à preservação de nossos monumentos. A tarefa foi conduzida tendo por referência uma breve análise histórica de algumas características da relação entre documentação, arquitetura e monumentos na Renascença e na transição entre os séculos XVIII e XIX. Os temas relacionados são então consolidados na forma de um apanhado dos consensos atuais de valoração, conservação e restauro de monumentos em geral. Este arcabouço é então instrumentalizado na tentativa de se levantar as particularidades do patrimônio recente afetas ao tema, comprovando, propondo ou refutando pequenas hipóteses levantadas dialeticamente, perpassamos os seguintes tópicos: sistema produtivo heteronômico de base documental, autoria, autenticidade, obsolescência e reprodutibilidade. Da análise feita, conclui-se que é necessário considerar de modo integrado documento e monumento recentes, de modo a reconsiderar as bases produtivas de ambos. Palavras-chave: Patrimônio cultural, Arquitetura Moderna, Documentação.


Publicação original


Como citar

Macedo, Danilo Matoso. “Documentação e patrimônio edificado recente”. Belo Horizonte: Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais; Ieds, 2008.
Disponível em <https://danilo.arq.br/textos/documentacao-e-patrimonio-edificado-recente/&gt;. Acessado em [dia] de [mês] de [ano].


Texto apresentado no I Seminário Latino-Americano Arquitetura e Documentação, em Belo Horizonte, em setembro de 2008.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s