Bloco de apoio do Anexo IV da Câmara dos Deputados

2006 - Bloco de apoio do Anexo IV da Câmara dos Deputados

2006 - Bloco de apoio do Anexo IV da Câmara dos Deputados

brasília . df . 2006
em equipe com adriano conde

O Anexo IV da Câmara dos Deputados, projetado por Oscar Niemeyer no final da década de 1970, abriga predominantemente gabinetes parlamentares em seus mais de 40.000m². Assim como diversas outras áreas da Casa, seu hall de entrada encontrava-se congestionado pelas necessárias empresas e órgãos prestadores de serviços – empresas aéreas, planos de saúde etc.
O Bloco de Apoio do Anexo IV foi concebido como solução paliativa para o congestionamento causado por estas funções de apoio. Integralmente construído com sistemas desmontáveis, o bloco cederia lugar a expansões futuras definitivas, sendo remontado em outras áreas.
Trata-se do aproveitamento de uma faixa residual de 9m de largura entre a cobertura da garagem do Anexo IV e a via de acesso aos estacionamentos adjacentes. O bloco seria implantado sobre pilotis, de modo a não bloquear a iluminação e ventilação da garagem.
De modo a ser equipado com as mesmas divisórias, forros e mobiliário do Anexo IV, o bloco seguiu sua modulação fundamental de 1,10m. Assim as treliças perimetrais dividem-se em módulos de 3,30m, vencendo vãos de 23,40m – reduzindo-se assim o comprometimento excessivo do terreno com fundações.
Os fechamentos seriam feitos em painéis de vidro com brises – fachada norte – e em painéis de alumínio composto – fachada sul. A cor destes elementos harmoniza-se com o pano de vidro em tom bronze do Anexo IV.
O projeto foi arquivado em prol da elaboração de uma solução definitiva, de maior escala, a ser elaborada em conjunto com o escritório de Oscar Niemeyer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: